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MENSURAÇÃO DO RISCO DE QUEDA DE ÁRVORES EM RODOVIAS UTILIZANDO AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS
Marcelo Nunes Vilas Boas, Juliana Fonseca Cardoso, Lúcio Valério de Oliveira Neto, Pedro Alves Marques, Anthoinny Vittória dos Santos Silva, Bárbara Ferreira Santos Vieira, Ramon Martins de Castro Melo, Eric Bastos Görgens

Última alteração: 2023-09-13

Resumo


O estudo teve como objetivo identificar o risco de queda de árvores por meio de técnicas de sensoriamento remoto em rodovias. Utilizando imagens coletadas por uma aeronave remotamente pilotada, foi realizado o processamento das imagens e a geração de modelos digitais de elevação e terreno. Através da comparação com dados observados em campo, foi construída uma matriz de confusão para avaliar a precisão do método. Os resultados mostraram que o método de sensoriamento remoto teve uma acurácia de 77%, precisão de 80%, recall de 67% e especificidade de 86% na identificação das áreas de risco. Aproximadamente 30,8% do trajeto apresentou risco de queda de árvores. A aplicação de medidas de segurança na faixa de domínio rodoviário, incluindo a remoção de árvores em risco, é essencial para reduzir acidentes e danos causados por quedas de árvores. O uso de veículos aéreos não tripulados mostrou-se uma alternativa eficiente para identificar áreas com potencial risco, subsidiando ações para promover a gestão da arborização em área de rodovia.


Palavras-chave


Queda de árvores; rodovia; sensoriamento remoto; Vant

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